SOS RS
Essa semana foi excepcionalmente efervescente em pautas cativas aos leitores da minha newsletter. Os anúncios da Open AI e Google já se tornaram um marco na timeline da era da inteligência artificial e há muito o que ser experimentado, trocado e analisado sobre o assunto. Acontece que, se o caso é de trazer luz a uma pauta impossível de não ser colocada em destaque, prefiro manter o foco em ajudar as mais de 65 mil pessoas e de 8 mil animais resgatados na catástrofe do Rio Grande do Sul. Me acompanham nessa?
Ao invés da usual variedade de artigos, tô compartilhando aqui algumas possibilidades para vocês ajudarem as dezenas de milhares de brasileiros que precisam de todo tipo de auxílio para atravessarem essa fase crítica.
🎗 Canal oficial do governo do RS
É natural que diante de tantas possibilidades e canais de doação alguns possam se sentir mais seguros doando diretamente ao canal oficial do governo do Rio Grande do Sul. Se esse é o seu caso, esse site informa pontos de coleta de doações, como se tornar voluntário e qual o PIX oficial de ajuda ao RS.
🎗 Go Fund Me
Para os que estão fora do Brasil, tem a vaquinha do Bruno Rigonatti e outros estudantes brasileiros em Stanford para arrecadar doações.
🎗 Vvolunteer_br
A VVolunteer é uma plataforma digital focada em voluntariado, ajuda humanitária e ações sociais. Eles estão nas frentes mais diversas lá no RS, de produção de marmitas a sessões de cinema às crianças nos abrigos, e cada ajuda faz muita diferença em todas elas.
🎗 Conexão SPRS
Pessoal de São Paulo, onde moro, se tiverem procurando uma maneira de colaborar colocando a mão na massa (na triagem dos mantimentos) ou um ponto de coleta para deixarem alimentos não perecíveis, fórmulas infantis, água, enfim, esse é o canal.
🎗 Deise Falci
Incansável! A Deise sozinha salvou centenas de animais ilhados e moveu um contingente gigante de pessoas para colaborarem na missão de abrigar cada um deles em segurança. Mas, claro, não há milagre. Ela precisa de ajuda para poder ajudar!
🎗 Instituto Cultural Floresta
A instituição, originalmente focada em segurança pública, está bem empenhada nas arrecadações e logística de entrega das doações.
🎗 ParaQuemDoar
Campanha promovida pela Globo, através da sua plataforma de fomento à cultura de doação ParaQuemDoar. Por meio do Instituto Benfeitoria, eles recebem e repassam as doações aos projetos elencados no site, divulgando um relatório final, prezando pela transparência.
🎗 A Isabele Furini (da Alice) está, junto a um grupo de gaúchos, enviando caminhões de São Paulo diariamente para os locais que mais precisam. Na fase atual eles estão levantando dinheiro para a compra de cobertores. Ela está indo pessoalmente comprar tudo e carregar no caminhão. Caso tenham doações ou interesse em colaborar, esse é o PIX: 51998631205
🎗 Mara Doações
A Mara abriu uma seção no site chamada Doações Rio Grande do Sul. Nela vocês encontram 12 dos produtos que estão sendo solicitados pelas autoridades e ONGs locais para ajuda às famílias desabrigadas. Todos os pedidos que tiverem itens dessa seção terão os produtos de doação enviados para o Fundo Social de São Paulo (FUSSP). O FUSSP está enviando, juntamente com os Poupatempos, carretas/aviões para o Rio Grande do Sul.