#5 AngelList, logtermism e o que é vital para qualquer investidor
Um case:
Definir a AngelList é complicado porque não se trata de apenas uma empresa. Tecnicamente, três entidades separadas alavancam a marca: AngelList Venture, AngelList Talent e AngelList India. Isso sem mencionar os negócios que saíram da empresa, incluindo Republic e CoinList. Ou também a Product Hunt, que a AngelList possuiu entre 2016 e 2020.
Unicórnio eficiente, a AngelList Venture agora vale US$ 4,1 bilhões, graças a uma recente rodada de financiamento de US$ 100 milhões. Empresas como a Republic exemplificam um componente crucial da cartilha da AngelList: algumas inovações são mais bem servidas indo sozinhas.
O fundador, Naval Ravikant, acredita que consegue compor equipes mais eficazes, em grande parte graças ao melhor alinhamento de incentivos e também porque, para ele, contratar fundadores aumenta a alavancagem. O número de ex-empreendedores contratados é realmente incomum, especialmente aqueles com formação em engenharia. Os recrutadores focam em indivíduos que entendem como alavancar seus trabalhos e conseguem levar um produto de zero a um.
Para entender um pouco melhor sobre a constelação AngelList, recomendo a leitura desse artigo.
Um podcast:
Dan McMurtrie, da Tyro Partners, aborda um tema pouco discutido, mas de vital importância para qualquer investidor: resiliência e recuperação ao lidar com pressão e estresse. Pontos cruciais para a longevidade no ramo do investimento.
Vários grandes investidores mencionam a tensão mental e física vinda da combinação de volatilidade do mercado e questões pessoais ou comerciais. Muitos se aposentam porque estavam simplesmente esgotados demais para continuar.
O podcast lembra que não vamos ver executivos admitindo que vomitaram de nervosismo ao fechar alguns negócios ou que quando as coisas derem errado nos investimentos, você ficará sem tempo para nada.
Um artigo:
É possível que a gente esteja vivendo nos primórdios da história humana? Você acreditaria se alguém dissesse que o futuro da humanidade ainda é potencialmente muito, muito grande? Com os recentes acontecimentos mundiais, uma ansiedade vem pairando sobre todos nós. Mas esse artigo traz uma visão interessante e vai na contramão dos nossos impulsos pessimistas a respeito do que nos aguarda.
Assim como olhamos para os heróis que alcançaram o que desfrutamos hoje, aqueles que vierem depois de nós se lembrarão do que fizemos por eles. Seremos os ancestrais de um número muito grande de pessoas. E é uma coisa que não costumamos levar em consideração: ter a certeza de que estamos sendo bons futuros ancestrais.
Como dito no artigo, precisamos levar mais a sério os riscos que estamos enfrentando. Dar a esta realidade a atenção que ela merece é o primeiro passo, e poucos o deram. O próximo passo será identificar o que podemos fazer para reduzir esses riscos e começar a fazer isso.