#4 Venture capital, futuro do trabalho, web 3
Um podcast:
"Thoughts in Between" é o podcast do cofundador da Entrepreneur First, Matt Clifford, que entrevista fundadores, investidores, acadêmicos e jornalistas por trás de algumas das ideias mais importantes do mundo.
Nesse episódio, Sebastian Mallaby, um premiado historiador financeiro, explica por que o VC é tão diferente de qualquer outra classe de ativos, por que as redes de VC devem ser consideradas uma terceira instituição central do capitalismo ao lado de empresas e mercados e se o VC tem um impacto positivo no mundo.
Um livro:
Para aqueles que, como eu, gostaram do episódio com participação do Sebastian Mallaby no "Thoughts in Between", o livro recém-lançado dele vale muito a pena.
Com base no acesso sem precedentes aos capitalistas de risco mais celebrados de todos os tempos, Mallaby conta a história dos caras por trás das empresas mais bem-sucedidas do mundo. O livro dá sentido à aparente aleatoriedade do sucesso no capital de risco, uma indústria que depende, para o bem e para o mal, de instinto e de personalidade, em vez de planilhas e dados.
Dá pra conhecer a verdade nua e crua sobre alguns dos triunfos mais emblemáticos e os desastres mais infames da história da tecnologia, da comédia de erros no nascimento da Apple até a notória falta de mulheres e minorias étnicas no setor.
Um artigo:
https://future.com/the-future-of-work-daos-crypto-networks
O futuro do trabalho não acontecerá magicamente – exigirá novas organizações autônomas descentralizadas (DAOs) que possam coordenar toda as atividades fora do contexto dos sistemas corporativos. E esse artigo traz uma boa estrutura para se entender as opções que estarão disponíveis quando esse futuro chegar.
Uma toca de coelho:
https://past-circle-27a.notion.site/Intro-to-Web3-40c3c3bfff6a432e8f9aff4875c8fd99
Tanto para a Alice, de Lewis Carroll, quanto para o Neo, de "Matrix", a decisão de entrar pela toca do coelho garantiu que conhecessem um mundo vasto, complexo e maravilhoso. Nesse caso, a descida pela toca pode ser um pouco previsível já que você vai basicamente... ler! Mas a sensação de entender conceitos que a princípio soam como outro idioma pode ser tão prazerosa quanto a jornada de Alice e Neo.
Newsletters, artigos, threads, podcasts e modelos de aprendizagem diferenciados são algumas das possibilidades que podem levar qualquer um ao destino final: a compreensão de web3, blockchain, crypto, NFTs, DeFi, DAOs, stablecoins e toda essa salada de palavras que à primeira vista podem não fazer sentido algum - até que se entre na toca!