#12 The Merge, gerenciamento de risco, Emenda Durbin, ascensão e queda
Uma complexa (e empolgante) novidade cripto
Tudo o que você precisa saber sobre o Merge - narrativa mais forte em cripto no momento - está aqui. E, sinceramente, ainda bem que existe um material assim porque a pauta é realmente confusa. Após essa leitura, acredito que você estará em dia com um dos eventos mais importantes da história cripto ao encontrar as respostas para essas perguntas:
a) O que é "The Merge"? b) Por que é tão empolgante? c) Como afeta a ETH? d) Por que torna o ETH deflacionário? e) Isso reduz as taxas de gás do Ethereum? f) Isso aumenta as velocidades de transação do Ethereum? g) Isso reduz o consumo de energia do Ethereum? h) Os ETH Stakers irão despejar seus ETH? i)Por que 32 ETH?
Uma importante (e lamentável) narrativa cripto
Por um breve momento, em 2021, milhares de jovens jogadores filipinos estavam realizando um sonho de longa data dos evangelistas mais ardentes da criptomoeda: games blockchain “jogue para ganhar” poderiam abrir o caminho para grandes oportunidades financeiras.
Nesse excelente artigo da Times, conhecemos a história de Samerson Orias com a Axie Infinity (um jogo alimentado por criptomoedas e NFTs) e ela ensina muito sobre a retórica da capacidade do cripto mudar o mundo.
Muitos líderes de pensamento cripto, ao refutarem as críticas sobre os aspectos desagradáveis do espaço, apontam para seu impacto nos países em desenvolvimento. Mas temos aqui uma situação que reforça a existência de riscos em sistemas predatórios que dão falsas esperanças. Ideias inovadoras de metaversos, como Axie Infinity, oferecem uma expectativa imensa, mas também um risco tangível para aqueles que sentem que não têm outra opção a não ser mergulhar no desconhecido digital. Vale muito a leitura!
Uma história repleta de lições sobre gerenciamento de risco
Quem me conhece há algum tempo já sabe que adoro analogias entre o mundo dos negócios e o esporte. Esse artigo traz uma narrativa muito envolvente e cativante sobre a primeira regata de volta ao mundo da história, repleta de lições para investidores e operadores sobre gerenciamento de risco e como manter o rumo.
O drama, que se passou em 1968, continua a ecoar meio século depois, porque três dos nove competidores se tornaram lendários – aquele que ganhou, aquele que não se preocupou em ganhar e aquele que trapaceou. Suas histórias são geralmente contadas como uma disputa de vontades e resistência, mas no fundo, era uma disputa de estilos de manutenção.
Um podcast sobre otimismo (apesar de tudo)
Sou super fã do Masters of Scale e nessa nova série do podcast, "Need to Know", Reid e Bob Safian têm conversas não filtradas sobre os tópicos de negócios mais importantes que impactam os empreendedores no momento. A discussão pode estar em torno da Rússia, Twitter ou criptomoedas, e, ainda assim, o otimismo de Reid consegue se sobressair conversa.
Como ele diz no final do episódio: “É importante estar sempre jogando para construir o futuro com otimismo. Você sempre deve estar dizendo: ‘Ok, eu reconheço que os tempos são difíceis. Como posso jogar por um futuro melhor?"
Um flashback oportuno
Um dos melhores exemplos de consequências imprevistas na economia vem da Emenda Durbin, uma legislação de 2010 que está agitando o mundo das startups mais de uma década depois.
As instituições financeiras ficaram sob intenso escrutínio após o crash do mercado de 2008 e, posteriormente, leis como a Dodd-Frank Wall Street Reform e a Consumer Protection Act de 2009 foram postas em prática. Cerca de um ano depois, o senador de Illinois Richard Durbin introduziu - e aprovou - uma emenda a essa lei, a Emenda Durbin, que deu ao Federal Reserve a capacidade de regular as taxas de intercâmbio de cartões de débito.
O impacto da Emenda Durbin foi sentido muito além de sua intenção inicial de economia de custos para empresas e consumidores. E esse excelente artigo explica como uma revolução Fintech surgiu das consequências não intencionais das reformas financeiras de 2008.
Sobre ascensão e queda
Bem, nesse caso talvez uma imagem valha mais que mil palavras: