Florian's Reading List #1
O LinkedIn proporciona uma troca muito proveitosa entre mim e meus seguidores, seja por meio de posts, mensagens ou artigos. Esse último formato, em especial, me permite trazer um pouco mais de profundidade na abordagem de assuntos que me interessam, como foi o caso da postagem sobre a web3. No entanto, infelizmente, nem sempre disponho de tempo pra me aprofundar nas pautas que me despertam paixão e curiosidade.
Então, pra poder trazer mais elementos para discutirmos e trocarmos referências, decidi iniciar também uma newsletter no substack. E o nome não poderia ser mais literal, "Florian's Reading List". A intenção aqui é compartilhar o que venho lendo, estudando, descobrindo, direto das fontes.
Um podcast:
Nesse episódio de um dos meus podcasts favoritos, Masters of Scale com Red Hoffman (co-founder e diretor executivo do LinkedIn), o icônico co-founder da Andreessen Horowitz, Marc Andreessen, fala sobre o papel que o tempo desempenha no sucesso de uma startup.
O timing é de vital importância para qualquer negócio: quando lançar o primeiro produto, quando aumentar a escala, quando fazer a mudança para um novo mercado... Agir no tempo errado pode ter um efeito catastrófico nos negócios, mas acertar o timing pode representar a oportunidade de escalar à frente dos concorrentes.
Esse episódio realmente traz uma conversa de altíssimo nível sobre um dos fatores de sucesso em uma startup menos abordados: timing.
Um livro:
"Kings of Crypto" traça a ascensão, queda e renascimento da criptomoeda por meio das experiências dos principais players mundiais. Ao longo do livro, acompanhamos Brian Armstrong e sua turbulenta viagem de foguete com a Coinbase, na tentativa de levar o bitcoin ao mainstream e dificultar a vida de hackers, ladrões e fanáticos. Jeff John Roberts analisa brilhantemente o universo das moedas virtuais e o que acontece quando as startups tentam atrapalhar o mundo das altas finanças.
Um livro que traz a história das origens da criptomoeda com explicações claras sobre a tecnologia criptográfica, investigações governamentais, bilionários e suas Lambos, hackers e reuniões a portas fechadas com Jamie Dimon.
Uma análise:
Jeremy Grantham aborda as bolhas em habitação, ações, títulos e commodities. Mas não se trata de apenas mais uma análise sobre o assunto. Aqui, Grantham deixa claro que permitir bolhas, quanto mais ajudá-las, é simplesmente uma má política econômica.
Não sabe a diferença entre uma bolha e uma super bolha? Essa é a leitura certa.
Um artigo:
Nesse artigo, Ravi Gupta (Sequoia partner) traz pontos muito interessantes sobre cultura. Selecionei alguns highlights:
"Se você se preocupa com as pessoas que tomarão as decisões de estratégia e execução no futuro, você deve se preocupar com a cultura. (...) Pense na cultura como um contrato não escrito com sua equipe. Nela está o que importa para a empresa e o que vai permanecer mesmo que tudo mude."
"Se você é um fundador, pergunte a si mesmo: 'Se eu tivesse que escolher um CEO para me substituir, qual crença ele teria que compartilhar comigo?'. Seja qual for a resposta, ela representará muito bem a sua cultura."
"Ao definir a cultura, há uma enorme tentação em atender a todos porque é muito bom dizer o que as pessoas querem ouvir. Mas, na minha experiência, esses compromissos acabam não sendo honrados no longo prazo. Os valores a serem definidos são aqueles que te fariam preferir fechar a empresa a mudar."
"Pensar rigorosamente sobre o que define uma cultura permite que se diga a equipes atuais e futuras a verdade sobre o que estão fazendo. É, na verdade, uma incrível demonstração de respeito. E, independentemente de como você acabe definindo sua cultura, ter uma base de confiança e respeito é um bom começo."
Um tweet:
E vocês, o que estão lendo sobre os temas da newsletter de estreia?