#88 Starship, Cybercab, Tesla Optimus, Starlink, a ilusão da aceleração, Waymo e uma análise do primeiro ato da IA generativa
SpaceX
O Starship da Space X chegou lá! Com o propulsor Super Heavy (de 70m) capturado à base de lançamento com braços mecânicos, Elon Musk (com razão) comemorou o feito classificando como "ficção científica sem a parte da ficção". A missão marca um avanço significativo na reutilização de foguetes, algo essencial para as futuras missões para a Lua e Marte.
A NASA também celebrou, destacando a importância de manobras bem sucedidas como essa para o programa Artemis, que vai levar astronautas até o polo sul da Lua. Com haters ou sem haters, a SpaceX tá fazendo história.
Tesla
E o Ben Thompson fez um apanhadão dos projetos do Elon Musk, trazendo análises bem aprofundadas sobre o protótipo de táxi autônomo da Tesla, chamado Cybercab; a atualização 12.5 de tecnologia de direção autônoma dos carros e, também, sobre o acordo com a United Airlines para a utilização do sistema Starlink em sua frota de aviões, oferecendo Wi-Fi de alta velocidade gratuito a todos os passageiros até 2025.
AI
Pouco mais de dois anos desde a chegada da IA Generativa, um novo salto evolutivo já está rolando. O foco agora é a transição do “pensar rápido” — respostas instantâneas pré-treinadas — para o “pensar devagar”, com mais capacidade de raciocínio em tempo real. Esse avanço promete desbloquear uma nova geração de aplicações inteligentes.
Com novos modelos como o “Strawberry” da OpenAI, a Sequoia avalia que já estamos tendo um vislumbre do futuro da IA: sistemas que não apenas imitam padrões, mas também param para refletir antes de tomar decisões. E o artigo explora o que isso significa para as empresas de IA e investidores.
O CEO da Anthropic, Dario Amodei, explora um lado mais positivo e visionário da IA, focando nas transformações que são benéficas para toda a humanidade. É uma boa leitura, especialmente para aqueles que evitam tanto o pessimismo exagerado quanto o tom sci-fi muitas vezes associado às discussões sobre IA.
Uma análise que desmistifica a ideia de que a adoção de novas tecnologias está ficando cada vez mais rápida. Ainda que os gráficos e manchetes possam sugerir que vivemos em uma era de aceleração tecnológica constante, o autor questiona essa percepção com argumentos baseados em dados e no trabalho de Everett Rogers, autor de "Diffusion of Innovations".
É um bom exercício para reconsiderar suposições sobre inovação, destacando que fatores como vantagem relativa e compatibilidade influenciam profundamente a velocidade de adoção de produtos.
No X…
O X está de volta, então já vou aproveitar e compartilhar o vídeo do Starship.
De todos os produtos com o envolvimento do Elon Musk, só ficou faltando o humanoide da Tesla, o Optimus, nessa edição da Reading List. Essa thread soluciona isso mostrando o robô em todas as suas possibilidade de interação.
A Waymo está se firmando no transporte sem motoristas em São Francisco, oferecendo uma experiência bem superior ao Uber. Sem custos de mão de obra, a empresa pode ajustar preços com mais flexibilidade, o que pode mudar o jogo quando decidir competir diretamente.