#84 No ombro de gigantes: Tom Brady e Nitin Nohria sobre liderança, MrBeast (leaked) sobre produção no Youtube, Atlantico sobre transformação digital
Founder Mode
Artigo muito bom com o Tom Brady refletindo sobre como o blend motivação + trabalho em equipe + liderança pode gerar um outcome estratégico com um melhor desempenho físico, mental e emocional nas equipes.
Com o auxílio do respeitadíssimo consultor de lideranças empresariais e ex-reitor da Harvard Business School, Nitin Nohria, Brady elencou sete comportamentos que podem ser aplicados em qualquer organização, para ajudar líderes a maximizarem o desempenho de seus times, assim como ele fez no esporte.
Também dá pra ver o vídeo com os highlights da matéria nesse link.
Travis Kalanick é co-founder e ex-CEO da Uber. Ele ajudou a transformar a empresa em uma das maiores plataformas de transporte do mundo, revolucionando o setor de mobilidade. Acontece que o seu tempo na empresa foi marcado por controvérsias, incluindo alegações de práticas agressivas de negócios. Depois de renunciar ao cargo de CEO, ele fundou a CloudKitchens, uma startup focada em cozinhas compartilhadas para delivery de comida.
Essa entrevista tá uma masterclass sobre empreendedorismo, must watch total!
Um documento interno de onboarding do MrBeast, chamado "How to Succeed in MrBeast Production", vazou online. As 36 páginas trazem os "segredos" da visão que Jimmy Donaldson (MrBeast) tem para a produção do seu conteúdo para o YouTube.
[Esse conteúdo tem uma barreira mais complexa que pay wall, pode funcionar para quem tem VPN e para quem está em áreas onde o bloqueio ao X não funciona].
Questões legais e tecnológicas do X à parte, esse post aborda de maneira muito interessante o conceito de founder mode. E cita empresas como Apple e as de Elon Musk que valorizam a liderança exercida por especialistas em vez de supervisores gerais. Como bem provocado pelo autor do post, a essência do founder mode pode estar em simplesmente construir uma organização baseada em um bom julgamento.
China
O financiamento de VC secou na China devido a pressões políticas e econômicas, levando a uma queda drástica na criação de novas empresas. Parques tecnológicos como o BioBay estão esvaziados, refletindo a crise no setor de biotecnologia e tech em si.
Colocando em perspectiva, em 2018, mais de 51 mil startups surgiram no país. Já em 2023, esse número caiu para apenas 1.202, e a tendência é de queda contínua. As políticas do presidente Xi Jinping, incluindo repressões a empresas de tecnologia e uma cruzada anticorrupção, têm sido apontadas como fatores chave para essa mudança no ambiente de negócios.
O termo esportivo “garbage time”, usado quando a derrota é inevitável, foi adaptado por alguns internautas chineses para descrever o declínio percebido da economia do país. Com o desemprego juvenil acima de 17%, o termo ganhou força nas redes sociais, expressando um sentimento de desesperança.
E é claro que isso não passou desapercebido pelo governo. A reação aos comentários sobre "garbage time" foram censurados, com acadêmicos alinhados ao governo criticando o conceito.
Situação fiscal dos EUA
Para quem gosta de ler sobre macro, esse artigo é uma ótima pedida. Lyn Alden explora as razões por trás dos déficits fiscais estruturalmente elevados nos EUA e por que é improvável que sejam reduzidos em breve.
No Linkedin (já que não tem X…)
O novo ChatGPT o1 gabaritou a mais recente prova de matemática do ITA. O co-founder da Stealth, Vinícius Soares, testou cada questão e validou a afirmação da OpenAI de que seu modelo possui o nível de inteligência de um PhD. Esse modelo é 6 vezes mais preciso que o anterior.
O report anual do Atlantico está no ar
Julio Vasconcellos e time lançaram a quinta edição do estudo anual do Atlantico sobre a transformação digital na América Latina. A edição de 2024 traz insights super interessantes e essenciais para o entendimento do atual cenário de inovação na região e as tendências futuras dos investimentos na América Latina. Selecionei os pontos que mais me chamaram a atenção neste post.