#60 O usuário 01 da Neuralink, os 8 autores do paper que inventou a AI moderna e as falas de Sam Altman
AI
A gente acha que já sabe toda a miríade de narrativas por trás dos grandes atores em tech, mas a verdade é que sempre tem uma nova história a ser descoberta. E quase sempre é uma história muito boa de ser lida. Nesse caso, o artigo da Wired nos apresenta aos oito funcionários do Google que, segundo o veículo, podem ter sido os responsáveis pela AI moderna. Eles se conheceram por acaso, ficaram viciados e obcecados por uma mesma ideia e escreveram, em 2017, o “Attention Is All You Need”, apelidado “Transformers” – um dos mais influentes papers da história recente da tecnologia (mas que muitos dos leitores podem ter tomado conhecimento só agora).
“Sem o 'Transformers', não acho que estaríamos aqui agora”, diz Geoffrey Hinton, que não é um dos autores, mas é talvez o cientista de AI mais proeminente do mundo. Ele está se referindo aos tempos de mudança em que vivemos, à medida que OpenAI e outras empresas constroem sistemas que rivalizam e, em alguns casos, superam a produção humana.
A razão de eu ter sido enfático quanto à atribuição da responsabilidade pela AI em seu estágio mais moderno dada aos oito egressos do Google ser de total escolha da Wired é porque... Bom, é difícil cravar a existência de um Santo Graal para algumas tecnologias. E a thread acima mostra que muitas pessoas, muitas mesmo, podem requerir seu nome na história da Inteligência Artificial.
Elon Musk
Ainda na esfera da cautela, eu também já havia mencionado na Reading List que a única pessoa que garantia que o Elon Musk havia conseguido implantar com sucesso um chip no crânio de um humano era o próprio Musk. No entanto, essa semana pintou o primeiro paciente-usuário da Neuralink e, em um vídeo de 9 minutos, conseguimos acompanhar um portador de paralisia conseguindo usar comandos cerebrais para mexer em um computador.
A presidente e COO da SpaceX, Gwynne Shotwell, bateu um papo com Susie Scher da Goldman Sachs para discutir sua liderança na SpaceX, o mundo em rápida evolução das viagens e comércio espaciais, e as tecnologias mais recentes que a SpaceX e a Starlink estão usando para revolucionar a indústria.
Don Lemon se sentou com Elon Musk para discutir assuntos que vão do discurso de ódio até o Diversity, Equity, and Inclusion (DEI) e a grande teoria da substituição.
Do Twitter…
E, é claro que Elon Musk não perderia a oportunidade de fazer uma boa propaganda de algo que ninguém ainda é capaz de atestar a veracidade. "Primeira postagem feita apenas pensando, usando o Neuralnk. Dispositivo de telepatia!". Será?
A rejeição pode ser uma grande oportunidade. E, no caso de uma rejeição vinda do YCombinator, não só pode como deve ser vista como uma oportunidade. Publicação muito proveitosa para aqueles que se encontram em uma jornada semelhante.
Outros
Artigo super legal do Paul Graham dando os bastidores de como o Reddit surgiu.
À frente do GPT-4, Sora e muitas outras tecnologias de IA de última geração, Sam Altman é alguém com diversos motivos para bater cartão na bancada do Fridman. E é meio que isso o que tem rolado. Que bom, porque realmente há muito a ser dito e explicado por Altman sobre suas tecnologias e companhias.