#57 AI, a relação com o tempo como fator determinante na carreira e as maneiras de se desencadear um fluxo consistente de criatividade
AI
Elon Musk está processando a OpenAI, seus co-founders, Sam Altman e Greg Brockman, e suas entidades afiliadas, alegando que os acordos contratuais originais foram violados ao passo que a busca por lucros se sobrepôs à missão fundadora da organização sem fins lucrativos de desenvolver uma inteligência artificial que beneficiaria a humanidade.
A OpenAl ainda divulga essa missão em seu site, mas Musk está dizendo que não é verdade: "na realidade, a OpenAl foi transformada em uma subsidiária de código fechado da maior empresa de tecnologia do mundo: a Microsoft", afirma na ação ajuizada em um tribunal de São Francisco, na última semana.
Se a ação judicial de Musk tiver algum efeito, deverá ser o de forçar as empresas de AI a serem honestas sobre suas intenções à medida que evoluem.
Falando em OpenAI, o Klarna (especialista buy-now pay-later que anunciou sua parceria com a OpenAI no ano passado) impulsionou seus serviços com um assistente de tecnologia GPT e, um mês depois dessa parceria ser colocada em prática, os resultados anunciados parecem surpreendentes.
De acordo com o founder, Sebastian Siemiatkowski, o assistente já é responsável por dois terços dos chats de atendimento ao cliente e concluiu o trabalho de 700 funcionários. Além disso, a empresa de serviços financeiros revelou que o tempo de resolução de consultas caiu de 11 minutos para apenas dois minutos, enquanto os índices de satisfação do cliente permaneceram estáveis. Ao todo, Klarna estima que a inovação gere uma melhoria de US$ 40 milhões nos lucros de Klarna em 2024.
Alguns economistas começaram a fazer experimentos com inteligência artificial generativa e encontraram um padrão incrivelmente consistente: a IA reduziu a lacuna de produtividade entre trabalhadores de alta e baixa qualificação. Esse artigo traz provocações bem interessantes a respeito do tema.
Produtividade
Um artigo que aborda de uma maneira bem interessante como nossa relação com o tempo pode moldar nossas carreiras. Nele, o autor afirma que todos nós temos uma relação diferente com o tempo e que a gente deveria planejar nossas vidas de acordo com a forma como o tempo influencia nossas tomadas de decisão.
De onde vêm os insights? Como criar um ambiente para que a criatividade floresça? Existe um processo para estimulá-la? Eric Markowitz se propõe a responder essas e outras questões acerca da natureza das boas ideias.
A geração de ideias, no negócio de investimentos, sempre foi uma espécie de arte obscura. Alguns gestores preferem telas quantitativas rigorosas para despertarem suas ideias. Outros mantêm uma faixa estreita de experiência e optam por investir apenas em nichos específicos. Há também os generalistas, que preferem um terreno aberto para saírem em busca das suas melhores ideias.
O fato, como o próprio autor nos lembra, é que a geração de ideias sempre foi – e sempre será – parte arte e parte ciência. Não existe uma fórmula para garantir a geração de “boas” ideias. Mas acredito que existe pelo menos uma estrutura que pode desencadear um fluxo consistente de criatividade. E é por esse caminho que esse artigo no guia.
Random
Ser o GOAT tem mais vantagens do que nunca. O próximo estúdio de incubação e fundo de US$ 200 milhões de Lionel Messi estabelece as bases para uma abordagem moderna para capitalizar talentos singulares.
Essa matéria é mais um golaço da The Generalist, dissecando em riqueza de detalhes o lado homem de negócios de um dos maiores jogadores de futebol da história.
Bartosz Ciechanowski pode não ser um nome conhecido entre os produtores de conteúdo, mas o cara produz umas animações incríveis e, aparentemente, ele mesmo que codifica tudo manualmente.
Cada um dos pouco mais de vinte posts traz recursos visuais interativos incríveis e ricos de didática sobre os princípios de funcionamento por trás da tecnologia que usamos todos os dias, como GPS, bicicleta, câmeras e lentes. É muito divertido se envolver com esses princípios e ver como ele codificou os componentes interativos também.