#56 A estratégia de oferta de ações aos usuários do Reddit, análises em negócios de AI e uma abordagem objetiva sobre VC
Reddit IPO
A notícia que mais me chamou a atenção na última semana foi sobre o IPO do Reddit. Não só porque esse movimento tem alto potencial de destravar o mercado de IPOs para outras empresas de tech, mas também porque a empresa decidiu fazer algo inovador: convidar seus usuários a serem sócios.
A empresa permitirá que 75 mil dos seus usuários mais frequentes comprem ações pelo preço do IPO. Isso significa que as pessoas que investem emocionalmente na empresa também poderão investir financeiramente. Trocando em miúdos, o Reddit está oferecendo compensação de capital para contribuidores e moderadores não remunerados. Mas, vale dizer que é perfeitamente possível que as ações caiam após o IPO, fazendo com que os usuários sintam que desperdiçaram dinheiro e se perguntem se também não estão perdendo tempo.
E a provocação do Corry Wang vem a calhar. Lembrando que o Nubank tentou fazer algo similar na época do seu IPO. Mas, depois, desfez a listagem brasileira, indo contra o movimento. Ou seja, não deve ter sido um programa bem-sucedido.
AI
Excelente artigo do Elad Gil sobre algumas perguntas que ele tem sobre o que está acontecendo em AI, em todo o stack, desde os modelos fundacionais até a camada de aplicações B2C e B2B. É uma leitura válida para aqueles que estão construindo ou investindo em AI. Olhando para a camada de aplicações, a tese central do autor é a de que ainda estamos bem no início e que o talento de produto está só começando a surgir:
Artigo interessante sobre como nosso relacionamento com os computadores irá vai evoluir na era do AI, principalmente considerando as evoluções de interface que estão vindo por aí.
"We’ve always adapted to software. Now, AI is enabling software to adapt to humans instead" - Vinod Khosla
Outros
Patrick Collison, CEO da Stripe, fala sobre o que é necessário para processar US$ 1 trilhão/ano, como construir APIs, empresas e relacionamentos de décadas e o que vem por aí para a startup.
Ele aborda também o que estão fazendo no Arc Institute, a infraestrutura financeira para agentes de IA, bancando o advogado do diabo contra os estudos de progresso. Super interessante!
Packy McCormick traz uma abordagem beeem straightforward (um valor que acredito piamente) sobre venture capital. Nas palavras dele, o capital de risco recebe muita merda, mas é demais - inegavelmente.
"É a melhor classe de ativos que existe. Ele financia os fracassos mais espetaculares, embarca em todos os trens da moda e ainda oferece retornos excepcionais. O capital de risco é uma máquina de almoço grátis. Os fundadores recebem dinheiro para perseguir as suas ambições bizarras. LPs obtêm retornos. E o mundo obtém inovação e progresso de graça" - Packy McCormick
Só pra destacar, o autor sabiamente reitera que isso não significa que os capitalistas de risco sejam mais inteligentes do que qualquer outra pessoa nos negócios. A gente erra bastante! Mas, sim, o capital de risco, com as suas Power Laws, é a classe de ativos mais bem concebida para abraçar a variância.