#48 Enfim, 2024!
Reflexões
Sam Altman compartilhou uma lista de conselhos que ele gostaria que tivessem dado a ele. Partilho de diversos dos pontos trazidos, em especial dos que se referem à importância do pensamento de longo prazo, clareza no ato de comunicar, intencionalidade nos esforços dos times, iteração rápida e uma boa dose de atenção ao excesso de burocracias e processos (principalmente daqueles decorrentes de um organograma confuso).
Nessa mesma linha, vale inserir um apanhado similar feito pelo Byron Wien (Blackstone), de quando completou 80 anos (ele faleceu em outubro de 2023). É muito valioso acessar o que Wien considera como as maiores lições aprendidas em sua vida e carreira.
Difícil condensar as lições trazidas nessa thread/relato de alguém que perdeu sua esposa recentemente. A leitura não traz nenhum tipo de dica, é um simples convite à reflexão e um lembrete para não nos perdermos dos nossos referenciais.
Ano Novo, Novas Metas
Aproveitando que estamos em um novo ano, separei alguns conteúdos práticos para setar metas e facilitar a busca por aquilo que deseja.
Você consegue visualizar um Google Doc com todos os seus desejos mais profundos? Bom, essa é a proposta do autor do artigo; nos convidando a entrar nessa analogia por alguns instantes com um exercício bem divertido e insightful sobre nossas reais vontades.
Há quase trinta e cinco anos, numa reunião em Phoenix, Arizona, John W. Gardner fez um discurso que pode ser um dos discursos mais silenciosamente influentes na história dos negócios norte-americanos.
Gardner, que morreu em 2002, aos 89 anos, foi um lendário reformador cívico e intelectual público (célebre professor de Stanford e arquiteto da Great Society de Lyndon Johnson). Esse discurso aconteceu em novembro de 1990, em uma reunião da McKinsey & Co. e vale muito ser relido sempre que possível.
“Significado não é algo que você encontra, como a resposta para um enigma ou o prêmio de uma caça ao tesouro. Significado é algo que você constrói em sua vida. Você constrói a partir do seu próprio passado, a partir dos seus afetos e lealdades, a partir da experiência da humanidade tal como ela é transmitida a você, a partir de seu próprio talento e compreensão, a partir das coisas em que acredita e pessoas que você ama, a partir dos valores pelos quais você está disposto a sacrificar algo. Os ingredientes estão aí. Você é o único que pode juntá-los nesse padrão único que será a sua vida. Permita que seja uma vida que tenha dignidade e significado para você".
Fundadores de empresa são constantemente confrontados com escolhas – onde focar, quem contratar e que direção seguir. E há poucas coisas piores para uma empresa do que um fundador que fica bloqueado na tomada de decisões.
Ainda assim, tomar decisões importantes pode ser realmente bem difícil. E esse artigo é uma ótima fagulha para a iniciativa se manifestar dentro de nós.