#37 Os insights do tão comentado IPO da Instacart e o segundo ato da IA generativa
Instacart IPO
A grande notícia da semana passada foi o IPO da Instacart, no que potencialmente pode ser uma reabertura do mercado de IPOs de empresas de tecnologia nos Estados Unidos.]
Vi muitos artigos e posts no Linkedin trazendo um gráfico demonstrando o preço por ação de cada investidor da empresa e quem estava se dando bem ou mal com o IPO. A um preço de $30 por ação, que é como ela debutou e fechou a semana, apenas investidores até 2018 se beneficiaram financeiramente.
Mas o legal do artigo do Aswath Demadoran, um dos nomes mais respeitados no mundo quando o assunto é valuation, é a tabela abaixo, que demonstra a taxa interna de retorno (TIR), ou seja, o retorno do investimento no tempo:
Alguns insights muito bons:
- Mesmo se o preço do IPO foi maior em termos absolutos do que o pago pelo fundo, isso não quer dizer que foi um bom investimento se comparado com o retorno do S&P 500, por exemplo. Sob essa ótica, apenas os investidores até o Series C se beneficiaram.
- Naturalmente, quando uma empresa vai bem vale a pena ter entrado mais cedo do que mais tarde. Ainda assim, é interessante ver o retorno do Series A melhor do que o do seed. É quase como se o preço pago tivesse sido o mesmo, um ano depois - mas em outras situações isso também acontece. Ter visibilidade de algo que está funcionando e convicção em investir por uma fatia significativa da empresa pode ser mais rentável do que ser o primeiro cheque.
Achei esse artigo interessante como complemento à visão dos investidores. Como foi o IPO para os colaboradores do Instacart? Sem dar muitos spoilers, a conclusão é parecida: quem entrou mais cedo se beneficiou muito mais do que quem chegou depois.
AI
Artigo excelente da Sequoia sobre o que está acontecendo em generative AI. A parte mais legal é que esse artigo é um follow-up de outro artigo do ano passado no qual fizeram algumas previsões do que aconteceria. Muito legal ver o que acertaram e o que erraram. Vale notar que não imaginavam que incumbentes reagiriam tão rápido (aprendizado #4 do que erraram).
Dear subscribers,
Espero que estejam bem! Gostaria de compartilhar que estarei fora pelas próximas duas semanas e, nesse período, não publicarei novas edições da newsletter.
Essa pausa temporária vai me permitir recarregar as energias e voltar com ainda mais conteúdos interessantes e relevantes para vocês. Agradeço pela compreensão e pelo apoio contínuo dos leitores, faço essa reading list com muito carinho e cuidado.
Até breve e obrigado,
Florian.