#36 Sucessão em startups lideradas por founders (e na Disney), OpenAI, Elon Musk por W. Isaacson
Sucessão em Startups Founder-Led
Essa semana me chamou muito a atenção a história da Flexport, onde o Founder tinha feito uma transição para um executivo da Amazon há quase um ano e, depois de alguns resultados desapontadores, o mesmo decidiu voltar ao dia-a-dia da empresa.
Alguns comentários interessantes (e ácidos) sobre como os músculos do foco nos clientes da empresa atrofiaram, e também sobre como a empresa precisa de fôlego renovado na eficiência operacional. Vale dizer que essas palavras parecem escritas por alguém da Amazon, quando o executivo que estava sendo desligado, Dave Clark, também era da própria Amazon.
Sucessões nunca são fáceis, e não são complicadas apenas em startups. É o que demonstra o caso da própria Disney, que se encontra em um embróglio desde a saída e subsequente volta de Bob Iger.
Outros
Uma coletânea de alguns artigos que achei interessantes.
Perfil muito bem elaborado pela Wired sobre a OpenAI. Interessante observarmos que, desde o começo, a OpenAI deliberadamente recrutava pessoas que acreditavam que a inteligência artificial geral (AGI) era possível. Surpreende pelo fato de que a ideia de que isso era possível não estava no mainstream entre os pesquisadores da época, e a empresa sequer tinha uma ideia específica de como chegar lá.
Divulgando o seu novo livro sobre Elon Musk, Walter Isaacson dá entrevista para Lex Fridman. O material nos mostra como Elon opera e como ele se compara a outros fundadores como Steve Jobs, Benjamin Franklin, Einstein e da Vinci.
Um artigo de 2010 investiga a história de que a Gillette supostamente subsidia os aparelhos de barbear para vender as lâminas com um alto lucro. Com base em listas de catálogos contemporâneos e relatórios anuais da Gillette, a matéria demonstra que isso é completamente falso. A Gillette, na verdade, precificava os aparelhos de barbear como um produto premium e venceu por meio da junção de produtos e marketing. Interessante pensar em outros produtos e mercados onde essa dinâmica pode acontecer, como por exemplo no caso da Nespresso.