#35 AI focada em empregos, o framework sobre Rocket Mortgage e o dilema no investimento anjo
AI
Na Reading List dessa semana volto com o assunto de AI, dado que tenho refletido muito sobre o assunto e também tenho interagido com muitos founders no espaço. Espero que gostem dos artigos que estou trazendo essa semana tanto quanto eu – eles conseguiram abrir bem a minha mente.
Sarah Tavel, sócia da Benchmark, escreve um artigo muito interessante sobre startups de AI. A sua tese central é: essas startups deveriam vender trabalho, e não software. Uma ótica interessante para o que está acontecendo em AI no momento, inclusive no Brasil. E o artigo traz uma lista de possíveis ideias de negócio que poderiam funcionar alavancando a tecnologia de generative AI.
Excelente artigo sobre as oportunidades em AI escrito por nosso board member na Loft, Alex Rampell. Interessante a analogia que ele faz entre a invenção do VisiCal nos anos 70 e a ascensão de gestores financeiros voltados para aquisições de companhias como a KKR.
O framework sobre Rocket Mortgage é muito interessante, e tenho usado em conversas com empreendedores e empreendedoras que estão tirando negócios de generative AI do papel.
Você quer competir com a Rocket Mortgage, fornecer software para a Rocket Mortgage ou adquirir a Rocket Mortgage e inserir tecnologia de AI nos processos dela? Sempre haverão novas oportunidades quando uma nova tecnologia surgir, e esses frameworks nos ajudam a contextualizá-las.
Um ótimo artigo sobre algumas das implicações sociais da inteligência artificial, começando com a ideia de que ela torna as informações mais facilmente acessíveis, avançando para experimentos de pensamento interessantes.
“Você não precisará tirar seus sapatos e se humilhar diante de um agente do aeroporto. Em vez disso, uma câmera analisará seu rosto enquanto você entra no terminal, comparando-o a um banco de dados de pessoas conhecidas como problemáticas, enquanto extrai qualquer sinal preditivo oculto em suas expressões faciais, linguagem corporal, perfil demográfico e postagens nas redes sociais”.
Apesar disso soar como um pesadelo, muitas sociedades modernas já são assim. As pessoas são constantemente vigiadas, mas de maneira menos visível porque isso ocorre de forma voluntária.
Outros
Uma coletânea de alguns artigos diversos que achei interessantes.
Um negócio lucrativo, ou um hobby caro? Essa exploração do investimento-anjo traz algumas reflexões interessantes. Os links no artigo são bem interessantes também.
O tênis é um dos meus esportes favoritos, e com certeza o mais desafiador para a mente. Nesta entrevista crua e sem filtros, Andy Roddick se abre sobre a dor da derrota, seus desafios com a saúde mental, a importância da família e por que ele jogou fora seus troféus.
Um artigo sobre por que atingimos um platô em nossa busca pela excelência, por que a prática deliberada é essencial e algumas técnicas práticas para melhorar qualquer habilidade.