#32 A volta do debate remoto vs presencial, os bastidores da construção da Thrive Capital e do PayPal e o difícil acesso à YCombinator
Remote vs. Presencial
Esse artigo da The Economist desencadeou uma série de discussões no grupo de fundadores da A16Z e me deixou bastante pensativo sobre a pauta ao longo da última semana.
A verdade é que o irônico anúncio do Zoom pedindo aos seus funcionários que retornassem ao escritório reacendeu o debate em torno dos modelos de trabalho remoto e presencial. De qualquer maneira, o artigo com que abro essa Reading List traz uma visão bem equilibrada a respeito, com dados de pesquisas acadêmicas que demosntram os gaps do trabalho remoto mas também abordam a questão da felicidade dos funcionários que se livram das horas de deslocamento no trajeto casa-trabalho. Como tudo na vida, esse dilema apresenta prós e contras dos dois lados.
Agora, falando não de trabalho mas de educação remota (também conhecida como EAD), esse paper aborda os impactos do aprendizado remoto e conclui que há um efeito médio negativo do aprendizado remoto em leitura (–0,14 DP) e matemática (–0,17 DP). Ao mesmo tempo, o estudo encontra evidências de efeitos positivos de aprendizado para crianças cujos pais têm maior demanda por aprendizado remoto. O resultado sugere que um subconjunto considerável de alunos, que atualmente se classificam para o aprendizado remoto pós-pandemia, realmente se beneficia dessa nova escolha ampliada.
Bastidores
Para essa semana, também pensei em trazer alguns conteúdos legais mostrando os bastidores de alguns negócios/empresas/pessoas; fugindo do habitual "papo de PR" que estamos acostumado a ver na mídia e focando em um viés de "olhar pela fechadura".
Na edição #27 da Reading List, eu compartilhei o essay do Paul Graham sobre como fazer coisas ótimas. E essa entrevista com Tyler Cowen é o complemento perfeito, porque traz boas reflexões em temas como: faixa etária dos fundadores, YC emulando Harvard de forma consciente, ambição, talentos e construção de negócios de potencial. Um ponto que me chamou bastante atenção aqui é a constatação do quão mais difícil está entrar na YCombinator.
O fundador da Thrive Capital, Josh Kushner, raramente aparece na mídia ou dá entrevistas. Então, esse episódio do Invest Like the Best é uma verdadeira jóia! Ele mesmo abre a conversa contando que decidiu fazer essa entrevista porque um mentor o alertou: “se você não contar sua história, alguém contará".
Iniciando com um fundo pequeno ($40M), a Thrive se tornou uma verdadeira potência no mundo de Venture Capital. E o mais legal: eles não se limitam a apenas fazer investimentos no Brasil, eles também constroem empresas.
Em 2003, um bug de software no PayPal quase derrubou toda a empresa. Essa história fascinante contada por Max Levchin, fundador da empresa e nosso investidor na Loft, revela a real dificuldade em se começar uma empresa, independente do quão bem-sucedida ela possa parecer do lado de fora.