#31 Energia nuclear, potenciais impactos econômicos da inteligência artificial e um comparativo entre VR e AI aplicados ao VC
Climate
Recebi esse artigo de um amigo, acompanhado do tweet do Josh Wolfe da Lux Capital, e o conteúdo me fez entrar no rabbit hole de energia nuclear. Por isso, estou trazendo na Reading List dessa semana alguns artigos sobre o tema de climate e energia nuclear.
Logo de cara, recomendo dois artigos muito bons como introdução ao tema:
Packy McCormack discorre sobre a história e sobre o futuro da energia de fusão, enfatizando sua importância na provisão de energia barata e abundante.
John Myers aborda nesse artigo o potencial da energia nuclear e os desafios associados à sua obtenção, traçando um panorama com o passado, presente e futuro da utilização de energia. Gostei muito do fato dele focar em abordagens inovadoras e na importância de barreiras regulatórias e tecnológicas serem superadas para que a gente consiga desbloquear o vasto potencial energético.
Caso queiram se aprofundar um pouco mais:
No episódio 1840, Marc Andreesen traz seu ponto de vista sobre energia nuclear. Realmente acho que vale a pena assistir/ouvir esse trecho da conversa.
A percepção equivocada a respeito de resíduos nucleares é um dos grandes desafios na adoção em massa da tecnologia. E essa matéria aborda muito bem essa questão.
AI
Artigo bem interessante da A16Z sobre os potenciais impactos econômicos da tecnologia de inteligência artificial. Ao ler a parte que comenta sobre o aumento de produtividade, um amigo me levou a um paper com os primeiros estudos científicos sobre o assunto:
Um questionamento capicioso. Qual plataforma funciona melhor para investimentos de venture capital: VR ou AI?