#22 Climate change: energia solar à frente do petróleo em investimento, olivine e a nova realidade climática para além das catástrofes
Aquecimento global:
A gente precisa reduzir o carbono na atmosfera e isso é um consenso, certo? Acontece que nem todo processo individual pode ou deve ser descarbonizado. E, mesmo que as emissões de CO2 fosem reduzidas a zero, a gente já deixou o nível de carbono na atmosfera muito acima dos níveis pré-industriais.
O artigo de abertura da newsletter de hoje é sobre um mineral que pode ser uma arma na luta contra as mudanças climáticas, o olivine.
Campbell Nilsen discorre sobre a possibilidade do atual panorama da atmosfera ser revertido se o carbono for sugado do ar por meio do olivine. Qual seria o custo dessa mágica? Bom, algumas centenas de bilhões de dólares por ano - o que é bem pouco se comparado com os custos de uma mudança climática, né?
Pensar que um mineral relativamente comum pode ser usado como uma maneira barata e segura de reverter a mudança climática é animador! Sou um tech-otimista justamente por questões como essa.
O artigo abaixo do NY Times traz a (super válida) perspectiva de que temos mais coisas a comemorar do que pensamos em relação a uma nova realidade climática.
Side note: vale mto a pena acompanhar a Works in Progress, que é uma revista online da Stripe.
Associado a esse tema de mudança climática...
Concreto low-carbon pode ser uma outra inovação fundamental nessa luta.
Investimento em energia solar vai passar o investimento em produção de petróleo pela primeira vez.
Thread sobre o report "World Energy Investment Outlook 2023" da International Energy Agency, mencionado no artigo da Reuters.
Para quem quer aprender mais sobre o tema de (des)carbonização, mudanças climáticas e o que podemos fazer, sugiro muito esse livro que traz uma abordagem "numbers-driven" ao problema.
Outros & curiosidades
A história de Thomas Edison: inventor, empreendedor e suas controvérsias no limite da legalidade.
Empreendedores e VCs se juntam para criar uma nova universidade.
Empreendedor de crypto tenta blefe contra lenda do poker e falha.
O "concierge" dos ultra-ricos e a busca pela felicidade: