#21 AI: timing, implicações no empreendedorismo e breakthroughs
AI e a questão do timing
Esse artigo é uma excelente dissertação sobre inovação e o timing das coisas, uma soma que observei bastante ao longo da minha carreira
Compartilho da visão de que, hoje, muitas das aplicações de AI não têm diferenciação e estão surfando uma onda/hype que não é exatamente sustentável. Assim como o Fabrice, no Canary estou mais interessado em "vertical applications of AI using proprietary data, providing pickets and shovels to the AI arms race, or simply applications using AI to improve their user experiences".
Tem um ditado famoso que diz: "Prever o futuro é muito fácil; difícil é ganhar dinheiro com isso". Penso bastante sobre isso no contexto de AI e a analogia com a era do mobile. Esse ad de 1993 da AT&T, inclusive, é um exemplo perfeito.
Eles basicamente previram tudo o que viria a acontecer, só que levaram muitos anos. De qualquer forma, o stock price da AT&T é flat desde então e, em 1993, ninguém imaginava que a Apple seria uma das empresas ganhadoras vs. as telecoms, ou empresas de hardware de celular, por exemplo.
Estou super animado com a "AI era". Vem por aí muita coisa incrível para ser criada e investida, ainda que realmente ainda haja muito hype e especulação.
Como disse um bom amigo meu, o Whatsapp foi fundado dois anos depois da introdução do iPhone, o ChatGPT foi lançado há 6 meses. Quanto tempo levará para os ganhadores dessa nova era surgirem?
Implicações da Inteligência Artificial
Estratégia da Microsoft para o Windows na era do AI:
Artigo do Scott Belsky, falando sobre o crescimento da personalização que teremos como parte dessa onda de AI, e que vamos buscar tudo aquilo que não é escalável:
Nesse artigo, Packy McCormick detalha que uma das implicações de AI pode ser o fenômeno das "small applications" (empresas/produtos de poucas pessoas escalando alguma aplicação, podendo ser mais efêmera do que já foi no passado). Para os interessados nas implicações no empreendedorismo e venture capital como um todo, vale a leitura!
"Lifestyle Business. Don’t raise venture capital, keep the team very lean, and try to grab as many users and as much cash as humanly possible until you get acquired or fade away."
A inteligência artificial ajudou um homem a voltar a andar e isso é um importante (e empolgante) reminder dos vários potenciais breakthroughs que podemos ter na ciência por meio da IA:
Suponhamos que existisse uma biblioteca de AI super completa, com um apanhado de artigos, análises, projeções, papers e até cursos. Bom, mais que imaginar, a A16z foi lá e fez. O resultado é esse:
Outros & curiosidades
Um dos meu autores favoritos compartilhas aqui suas experiências com um recém nascido. Eu concordo demais, concordo em 2x!
Artigo engraçado sobre pessoas que "se escondem" no trabalho. Qual será a fintech que o Nate trabalha, hein?
https://www.vox.com/money/23733244/bullshit-jobs-work-employment-lazy-jobless-employed-nothing-to-do
Newsletter do amigo Eduardo Vasconcellos, que analisa empresas e tendências de tech e está deep-diving em AI também: