#16 Regulação no mercado cripto, produtividade, ROIC e network
Ainda não tinha trazido para a newsletter meu projeto de cripto podcast com o meu sócio Luiz Ramalho, Toca do Coelho, que veio pra naturalizar as conversas sobre a web3 e ir além dos debates técnicos e das definições de suas terminologias.
Nesse episódio, a gente discute sobre a regulação e descentralização do mercado cripto, pautados pelas notícias de investigação da Yuga Labs e do hack milionário que aconteceu na Binance Chain.
Após décadas de queda das taxas de juros, há uma crise de liquidez se formando. É mais evidente no Reino Unido agora, mas Ben Hunt argumenta que é um fenômeno global esperando para ser revelado. E, para abordar todo o rolo do mês de outubro, esse artigo traz uma breve história dos últimos 10.000 anos de política monetária.
Peter Thiel disse uma vez que a única responsabilidade de um CEO é tomar uma grande decisão por trimestre. Sua lógica era de que existem algumas decisões de alta alavancagem que têm um impacto descomunal no futuro. Se você se concentrar nessas grandes decisões – e tomar ótimas decisões – você terá ótimos resultados. Esse artigo propõe que tudo o que você precisa fazer é tomar algumas grandes decisões por ano.
O último artigo de Michael Mauboussin e Dan Callahan traz uma cartilha sobre medição e interpretação de ROIC (retorno sobre o capital investido), uma métrica que pode ajudar a avaliar se uma empresa está criando valor com seus investimentos. E mostra como calcular o ROIC com um estudo de caso da Microsoft.
Uma análise profunda na força invisível dos efeitos do network e como ele afeta praticamente todos os aspectos das nossas vidas. Tem diversas passagens mind blowing como essa:
"Achamos que podemos simplesmente sair da cama um dia, fazer algumas resoluções de ano novo e nos tornarmos novas pessoas. Mas essa abordagem ignora a maior parte da equação de quem você é e o que define sua vida – a força do seu network. Isso não é para nos absolver da responsabilidade por nossas ações e transferir a culpa para os outros. Ao invés disso, sublinha o fato de que somos fortemente restringidos por nossos contextos da nossa rede de conhecidos. Valorize as pessoas em sua vida e esteja ciente do valor de seus relacionamentos e das redes das quais você faz parte. Nossas redes são nosso recurso mais valioso. Eles são a forma como nossas vidas se expressam. Essas redes são compostas por todas as pessoas com quem você se importa, as pessoas que você inspira, move e ajuda a viver suas melhores vidas."
Um pequeno empreendedor pode causar impacto em um sistema enorme e complexo, como saúde ou educação? Qual é a melhor estrutura para amplificar o lado positivo de ter cofundadores e evitar os negativos? Reid Hoffman e Bob Safian reservaram esse episódio para responderem às perguntas de proprietários de pequenas empresas da comunidade Masters of Scale.
Uma maneira hilária e muito simples de sair da paralisia da produtividade. É sobre isso que esse cirúrgico artigo escrito pelo autor de "Four Thousand Weeks", Oliver Burkeman, trata.
A estratégia é provocadora:
Pegue um pedaço de papel e caneta
Escreva uma coisa que seria boa de fazer agora
Faça essa coisa
Risque da lista
Repita o processo